Olá pessoal, tudo bem?
Hoje gostaria de falar um pouco com vocês sobre o peso quando se dança ballet.
Existe bailarinas com os mais variados tipos físicos. Quem faz ballet desde muito nova, geralmente adquire um corpo mais longilíneo, com peitos pouco avantajados e pernas e braços bem fininhos, isso quer dizer que esse tipo de corpo é o ideal ? Não! Na minha academia mesmo, tem uma professora que é formada em educação física, tem muito bumbum, coxas fora do habitual para uma bailarina, e é uma grande profissional, uma das mais premiadas da academia, tem muito sucesso nessa carreira. Ela foi um exemplo pra mim , porque também tenho coxas grossas e muito bumbum, e perceber que ela tem esse tipo físico e nem por isso deixa de ser uma grande bailarina, me fez não criar um tabu em cima do meu tipo físico, muito menos do meu peso.
O peso por si só não quer dizer que você vai ser uma excelente bailarina, o que está em questão para chegara excelência não é o peso mas sim força muscular, coordenação motora, flexibilidade, equilíbrio, entre outras coisas. Se você tiver tudo isso e tiver uma bumbum mais avantajado, o que importa ?
Um grande problema que eu, e todas as bailarinas que tem a coxa um pouco mais grossa, passamos, é ter dificuldade em fechar na quinta posição. Já quis emagrecer muito pra tentar fazer isso direito e meus pés fecharem certinhos, mas vi que, mesmo se eu emagrecer, minhas pernas vão sempre ser um pouco mais gordinhas, eu sou do tipo que engorda da cintura pra baixo, quando eu emagreço a parte de cima fica mais magra ainda, e não muda muita coisa nas pernas. Isso quer dizer que eu nunca vou ter pernas fininhas, e isso não é um problema, o peso não mede sua excelência como bailarina.
Claro que se você estiver acima do peso e isso fizer mal pra sua saúde, pode e deve procurar perder peso mas de forma saudável, sem fazer longas horas de jejum, mas comendo de 3 em 3 horas e de preferência com o acompanhamento de uma nutricionista.
Se você come de forma saudável e mesmo assim se sente gordinha comparada a outras bailarinas, eu digo que não se preocupe com isso, o tipo físico é só um detalhe quando se tem paixão.
Se você se identificou com o texto ou quer acrescentar alguma coisa ou compartilhar sua experiência, deixe nos comentários.
Obrigada e até semana que vem