Bailarinos & Bailarinas

domingo, 16 de agosto de 2015

A questão do peso no ballet




  Olá pessoal, tudo bem?
  Hoje gostaria de falar um pouco com vocês sobre o peso quando se dança ballet.
  Existe bailarinas com os mais variados tipos físicos. Quem faz ballet desde muito nova, geralmente adquire um corpo mais longilíneo, com peitos pouco avantajados e pernas e braços bem fininhos, isso quer dizer que esse tipo de corpo é o ideal ? Não! Na minha academia mesmo, tem uma professora que é formada em educação física, tem muito bumbum, coxas fora do habitual para uma bailarina, e é uma grande profissional, uma das mais premiadas da academia, tem muito sucesso nessa carreira. Ela foi um exemplo pra mim , porque também tenho coxas grossas e muito bumbum, e perceber que ela tem esse tipo físico e nem por isso deixa de ser uma grande bailarina, me fez não criar um tabu em cima do meu tipo físico, muito menos do meu peso.
  O peso por si só não quer dizer que você vai ser uma excelente bailarina, o que está em questão para chegara excelência não é o peso mas sim força muscular, coordenação motora, flexibilidade, equilíbrio, entre outras coisas. Se você tiver tudo isso e tiver uma bumbum mais avantajado, o que importa ?
  Um grande problema que eu, e todas as bailarinas que tem a coxa um pouco mais grossa, passamos, é ter dificuldade em fechar na quinta posição. Já quis emagrecer muito pra tentar fazer isso direito e meus pés fecharem certinhos, mas vi que, mesmo se eu emagrecer, minhas pernas vão sempre ser um pouco mais gordinhas, eu sou do tipo que engorda da cintura pra baixo, quando eu emagreço a parte de cima fica mais magra ainda, e não muda muita coisa nas pernas. Isso quer dizer que eu nunca vou ter pernas fininhas, e isso não é um problema, o peso não mede sua excelência como bailarina.
  Claro que se você estiver acima do peso e isso fizer mal pra sua saúde, pode e deve procurar perder peso mas de forma saudável, sem fazer longas horas de jejum, mas comendo de 3 em 3 horas e de preferência com o acompanhamento de uma nutricionista. 
  Se você come de forma saudável e mesmo assim se sente gordinha comparada a outras bailarinas, eu digo que não se preocupe com isso, o tipo físico é só um detalhe quando se tem paixão. 

  Se você se identificou com o texto ou quer acrescentar alguma coisa ou compartilhar sua experiência, deixe nos comentários.
Obrigada e até semana que vem 

sábado, 15 de agosto de 2015

Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

Heeeey bailarinas e bailarinos, tudo bem ?!



   Gente vim aqui hoje com uma notícia meeeega importante pra quem já sonhou em ser dessa escola tão conhecida, prestigiada e reconhecida. Então lá vai: A INSCRIÇÃO DO BOLSHOI BRASIL ESTÁ ABERTA !!!! 
   Para quem não sabe, todos os anos o bolshoi faz uma audição para quem deseja entrar na sua escola. As inscrições para a pré-indicação começaram desde o mês de julho o da ocidental(Goiás) acaba agora dia 19 de agosto e a Taboão da Serra/SP vai até o dia 25 de agosto. O candidato deve ter nascido entre os anos de 1998 a 2006.
   Para mais informações acessem o site do Bolshoi Brasil
Beijos no coração         
Su F.                  



domingo, 9 de agosto de 2015

Foto da Semana

Heeey bailarinos(as), 
      Estou aqui hoje com a nossa primeira foto do nosso projeto de fotografia e quem enviou ela foi a nossa leitora Giovanna, 15 anos. Ela mora em Araçatuba, interior de São Paulo e faz ballet a 9 anos. 



      Vocês estão vendo esse ecarté negativo dela galera ?! Arrasou Gi. Obrigada <3 Beeijos 
Su. F.         

Colo de pé










Olá amantes do ballet, como vão ?
Hoje queria falar um pouco de um assunto que muitas meninas tem dúvidas : O colo de pé.
Resumidamente o colo de pé é essa parte entre os dedos do meio do pé, que em algumas pessoas é mais trabalhado, o que possibilita uma meia ponta altíssima. Eu sou dessas pessoas que nasceu com um bom colo de pé, mas isso não significa que não precise trabalha-lo. 
Para quem quer ter um colo de pé digno da Zakharova, aí vão algumas dicas :

  • Forçando para baixo. 

       Com a ajuda de um amigo, estique a perna e peça para alguém forçar seu pé para baixo.


  • Bola de cachorro

Sabe aquelas bolinhas que você brinca com seu cachorro? Então, ela pode te ajudar e muito. coloque-a no chão e vá tentando levanta-la pegando-a com os dedos, faça isso sempre, é um ótimo exercício.
Esse tipo de bola também é vendida com lojas de fisioterapia.

  • Meia ponta

 Várias vezes por dia, tente ficar na meia ponta, faça exercícios de elevé, isso certamente te ajudará muito.

  • Chão


Force a ponta dos pés, apoiando a parte superior dos dedos no chão, faça isso com um pé de cada vez, caso contrário poderá se machucar.

  • Envolvendo o pé


Envolva seu pé em algo redondo, pode ser uma lata, uma embalagem redonda, qualquer coisa, e vá forçando ao máximo para esticar ao redor disso. Depois de um tempo, levante pé e tente manter a posição. 

  • Faixa elástica


Essa já é uma famosa conhecida das bailarinas, caso seu pé seja forte, dobre a faixa elástica em duas para fazer isso.
 Pegue a faixa elástica passe-a por cima dos dedos dos pés, e cruze-a atrás do pé, e estique a perna.
Essa faixa também é vendida em lojas de fisioterapia. 

Espero que tenham gostado, qualquer dúvida é só comentar. Até próxima semana, beijoss.



quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Nunca é tarde quando se tem vontade










  Oi gente, como vocês andam ? 
  Bom, há muito tempo eu não posto aqui, mas queria voltar dando esse recado : Nunca é tarde pra quem tem vontade de dançar. 
   Há 7 meses atrás eu voltei a fazer aulas de ballet, eu fazia quando tinha uns 7 e 8 anos, voltei com 10 e 11 e agora voltei( por definitivo) com 16 anos. Na última vez que eu parei ia começar a dançar na sapatilha de ponta, me lembro que fui comprá-la no dia do meu aniversário de 11 anos, mas daí mudei de escola, e eu fazia o ballet na escola, tinha muita coisa pra estudar e eu não voltei a fazer, minha mãe nunca foi do tipo que queria que sua filha fosse uma bela bailarina. Eu sempre tive liberdade para decidir isso, e acabei optando por não voltar. Acho que naquela época eu não tinha tanta paixão, e minhas professoras não me motivavam muito, nunca me elogiavam, só criticavam.
 Em 2014 mudei de  estado e em junho minha sala estava fazendo uma coreografia pra um evento, então eu optei por não dançar, mas uma menina que dançava, tinha que abrir espacate na coreografia, e eu fui tentar imitar e consegui abrir. A partir daí vi que tinha mais flexibilidade que muita gente, e voltei a me lembrar dos anos de ballet, e em agosto, decidi que iria voltar.
   Em janeiro desse ano eu voltei às aulas, escolhi uma academia super premiada, e minha professora é um amor, ainda to na turma de ballet adulto mas acredito que daqui a algum tempo eu consigo ingressar na turma da minha idade. 
   Agora definitivamente eu tenho muito motivação, tanto minha, dos meus amigos e dos professores. Logo no primeiro dia já fui elogiada e descobri pela minha professora que tenho o pé que toda bailarina quer ter. E isso é um dos motivos pra eu continuar, e nunca parar. Sem dúvidas eu evolui em muitos aspectos desde fevereiro, mas ainda tenho muito a melhorar.
  Não importa sua idade, se você ja fez ou não ballet na vida, se você tem vontade, nunca é tarde. Sempre vai ter algo de bom que você pode oferecer.
  Nunca Desista!


beijos, fiquem com Deus


Fotografia

      Heeeeey bailarinos(as), como cês estão ?!


       Então gente, voltei aqui hoje com uma proposta bem interessante para vocês. Eu estava a procura de algum conteúdo diferente para postar aqui no blog, algo que fosse inovador, mas que não fugisse da nosso universo da dança. Foi então que encontrei um projeto de fotografia e resolvi me inspirar nele. 
      Então no projeto eles propõem que você tire uma selfie com batons diferentes cada dia. E eu venho propor pra vocês que tirem fotos semanalmente e quem quiser diariamente com passos diferentes (arabesque, penchée, attitude, passé, espacate e etc). Se vocês toparem a ideia posto as fotos que me mandarem aqui. Espero que gostem e colaborem com o projeto. Aaah já ia me esquecendo me enviem as fotos pelo nosso twitter ou pelo email(é só entrar em contato pela lateral de nossa interface). 

Beeeeeijos no coração     
Até mais                 
S.F