Olá queridos bailarinos e bailarinas,
O assunto hoje é sapatilhas e foi sugerido pela leitora Victótia (twitter).
Bom, sabemos que quase todas as bailarinas iniciantes, tem o sonho de subir na ponta. Tenho que confessar que é realmente encantador ver bailarinas no palco saltando de um lado para o outro como se fossem plumas. Porém, sabemos também que é bem complicado chegar lá, e é preciso muito esforço e dedicação.
Sei que a maior dúvida entre as bailarinas iniciantes é: Quando estarei preparada para subir na ponta ? Mas é necessário ter paciência, afinal isso vai depender não só da bailarina, mas também dos critérios do professor. No meu caso mesmo, eu fiquei na ponta durante uns três anos, foi quando eu mudei de escola de dança e a professora resolveu me tirar para aperfeiçoar certas coisas.
Além do professor, outras coisas serão necessárias para que a aluna esteja preparada para ir para a ponta. Veja algumas aspectos que são levados em consideração:
Permuta dos dedos dos pés
Tentar levantar os dedos dos pés separadamente é um excelente método para avaliar o controle consciente da bailarina sobre os músculos dos seus dedos.
Arquear a planta do pé
Na planta dos pés, há pequenos músculos cujo controle é essencial para subir corretamente na meia-ponta e em seguida nas pontas.
Extensão do Tornozelo
Uma extensão de tornozelo adequada é essencial para que a bailarina seja capaz de subir nas pontas.
Extensão do dedão
A facilidade em empurrar o dedão do pé aplicando uma pressão sobre ele e não encontrar restrições durante o movimento é essencial para o trabalho de pontas.
Outras considerações
Os principais aspectos que devem ser levados em conta para avaliar a capacidade das alunas para o trabalho de ponta são: manter o controle do corpo, da postura, o controle funcional, o controle dos pés, a idade, o estágio de desenvolvimento, a mobilidade, a altura, o peso e, obviamente, a maturidade da bailarina.
Acho que é isso, mas não esqueça o importante não é em que sapatilha ou nível que você está, mas sim o tamanho de seu esforço ali. O resto vem como brinde . :)
Obrigada pela atenção ♥
S. F.
Nenhum comentário:
Postar um comentário