Bailarinos & Bailarinas

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Ballet Clássico, Contemporâneo & Moderno

  Eai bailarinos, quanto tempo. Como vocês estão ?! 

  Bem gente, hoje vamos tratar de um assunto bem polêmico entre os bailarinos. Aposto que você já parou pra se perguntar "Qual a diferença entre o ballet clássico e o contemporâneo ?!" E vim aqui pra lhe responder isso, mas antes vamos relacionar um pouco com o ballet moderno também. Vamos lá:

  Ballet Clássico - Como vocês já devem saber (se não sabem cliquem aqui), o ballet surgiu na França e na Itália em apresentações públicas nos séculos XV, XVI e XVII. Com o tempo, o ballet na Itália e também na Rússia foi se aperfeiçoando e tentavam sempre superar as dificuldades em suas técnicas.
  Na hora das apresentações, eles também se preocupavam em encaixar uma porção de passos, sequências complicadas, giros e movimentos. E tudo era feito e encaixado para contar uma histórias. O vestuário também é peça fundamental no ballet clássico, pois com os tutus pratos ou saias de tule é possível ver nitidamente as pernas da bailarina e avaliar a perfeição de cada passo. 


  Ballet Moderno - Preserva o uso das pontas, porém dá mais liberdade ao movimento. Não é contada uma história e em apresentações as roupas costumam ser collants e malhas, como são nas aulas.
 Ballet Contemporâneo - O contemporâneo é considerado uma dança pós-moderna, pois tem características bastante comuns como a liberdade dos passos e a ruptura com a rigidez clássica. Nesta dança, os bailarinos procuram retratar a sociedade contemporânea passando sensações do mundo urbano (rápido e agitado). 


  Captaram a diferença ?! Espero ter ajudado. E você o que acha de cada dança ?! Comente também, fizemos uma hashtag no twitter (#ClassicoXContemporâneo) para que você possa expressar sua opinião. 

Beijos ♥
S.F.     

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

7 Passos para abrir espacate

                       Olá gente, como vocês estão ? Dançando muito ? Bom, hoje vim tirar algumas dúvidas de pessoas (como eu) que sonham em abrir um espacate perfeito.




                       Aqui são alguns passos pra nós conseguirmos isso:


  1. primeiro, aqueça-se antes de fazer qualquer movimento! É imprescindível que os músculos estejam aquecidos, então faça uma corrida leve, ande por alguns minutinhos, pule corda(até sem corda ta vendo hein rs). Isso garantirá que seus músculos estejam preparados para qualquer tipo de alongamento que exija mais de você.
  2. Sente-se no chão com suas duas pernas esticadas, e tente pôr suas mãos nos dedos dos pés, sem dobrar os joelhos, sempre mantendo a coluna reta. Se estiver muito difícil, faça só com uma perna e depois com a outra.
  3. Sente-se formando um angulo reto, e tente novamente alcançar a ponta dos pés sem dobrado joelho.
  4. Ainda na posição de um angulo reto, inclino-se para frente, e fique assim por no mínimo 30 segundos.
  5. Agora, a famosa "borboleta", sente-se com a coluna reta, com os joelhos dobrados e as solas dos pés juntas. e puxe os calcanhares em direção à virilha e empurre os joelhos em direção ao chão. E faça isso durante alguns minutos. Se quiser ir mais além, pode tentar encostar a cabeça nos pés.
  6. Esse é o mais fácil, deite de costas no chão e deixe suas pernas apoiadas na parede,seu bumbum deve estar próximo da parede. E agora, abra suas pernas e deixe que a força gravitacional as empurre para baixo.
  7. Por último, tente fazer o espacate e mantenha-se na posição até onde conseguir por aproximadamente 40 segundos.


           Então gente, é isso. treinem sempre que puderem, que conseguirão alcançar o objetivo. Eu estou quase lá do de lado, ainda não consigo na frente. Deixe nos comentários sua experiência, ou algo que queria perguntar ou dividir com a gente. 


beijooosss

                                                                                                                                                     Fátima

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Ballet de Repertório

  Olá bailarinos e bailarinas,


  Aqui estou eu novamente, mas agora com um assunto bem interessante. 
  Sei que todos já ouviram falar do ballet de repertório, mas vocês sabem o quê é ?! É exatamente isso que iremos abordar agora.
Repertório: "1. Coleção, conjunto. 2. O conjunto das obras teatrais ou musicais dum autor, escola, época ou das obras duma companhia teatral, orquestra, etc."
  Do significado que o aurélio nos dá, concluímos que, ballet de repertório é o ballet clássico dançado à partir de um roteiro. Que tem um conjunto de passos montados que não devem ser alterados e sim, adaptados. 
  O ballet de repertório começou a ser montado e encenado no século XIX e até hoje é apresentado em todo o mundo por diferentes companhias. 
  Um espetáculo de ballet de repertório é composto por diferentes coreografias que juntas constroem a narrativa. Os elementos como o cenário, o figurino e as músicas dão suporte e força ao enredo. 
 Os mais famosos são: O Quebra Nozes, A Bela Adormecida, Coppélia, Dom Quixote, Giselle, Paquita, entre outros. 
  Bem acho que é isso, qualquer dúvida comentem, fale também qual o seu repertório predileto. 
Beijão ♥  
S.F.      


De volta a realidade

  Boa tardes bailarinos(as),


  Hoje eu vim pedir mais que desculpas para vocês. Desapareci durante bastante tempo, mas eu tenho um motivo rs. Eu viajei e passei 15 dias fora, pela falta de tempo acabei nem avisando vocês. Enfim, foi tudo muito bom, muito bem, mas temos que voltar a realidade certo ?! :). Vou continuar escrevendo aqui no blog ao longo do ano. Ainda estou de férias então estou bastante livre para sugestões de postagens, se quiserem me envie sua história com a dança ou por email ou até mesmo pelo twitter, se quiser ser autor do blog também estou aceitando ajuda rsrsrs. Enfim, sintam-se a vontade para falar comigo. 
  Beijos ♥  
S.F.