Bailarinos & Bailarinas

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

O lindo arabesque



Como estão bailarinos e bailarinas ? bom , hoje vou dar algumas dicas pra conseguir melhorar o abarque, que pra mim , é uma das posições mais bonitas.

Mas afinal, qual a definição de Arabesque? É a posição em que o corpo fica apoiado em uma das pernas, enquanto a outra se estende por trás, com os joelhos devidamente esticados. Há vários combinações braços e pernas no Arabesque, combinações essas que podem variar de acordo com o método que sua escola utiliza.

Aí vão algumas dicas:


  1. Force apoiando em uma parede. Coloque a perna de trabalho apoiada em uma parede e force, mas faça intervalos de alguns segundos entre uma perna e outra.
  2. Faixa elastica. O esquema é o mesmo que o da parede mas esse, na minha opinião é melhor. Pegue uma Faixa elástica e passe ela sobre a perna, puxe pra frente, fazendo a posição de arabesque.
  3. Na barra, fique de lado e faça a quinta posição, e faça Tendu Derriere com a perna de fora, e faç cambra tentando flexionar ao máximo as costas.
  4. Fique em posição de arabesque e tente subir ao máximo a perna, e tente manter essa posição por 1 minuto, e vá alternando as pernas.

domingo, 16 de agosto de 2015

A questão do peso no ballet




  Olá pessoal, tudo bem?
  Hoje gostaria de falar um pouco com vocês sobre o peso quando se dança ballet.
  Existe bailarinas com os mais variados tipos físicos. Quem faz ballet desde muito nova, geralmente adquire um corpo mais longilíneo, com peitos pouco avantajados e pernas e braços bem fininhos, isso quer dizer que esse tipo de corpo é o ideal ? Não! Na minha academia mesmo, tem uma professora que é formada em educação física, tem muito bumbum, coxas fora do habitual para uma bailarina, e é uma grande profissional, uma das mais premiadas da academia, tem muito sucesso nessa carreira. Ela foi um exemplo pra mim , porque também tenho coxas grossas e muito bumbum, e perceber que ela tem esse tipo físico e nem por isso deixa de ser uma grande bailarina, me fez não criar um tabu em cima do meu tipo físico, muito menos do meu peso.
  O peso por si só não quer dizer que você vai ser uma excelente bailarina, o que está em questão para chegara excelência não é o peso mas sim força muscular, coordenação motora, flexibilidade, equilíbrio, entre outras coisas. Se você tiver tudo isso e tiver uma bumbum mais avantajado, o que importa ?
  Um grande problema que eu, e todas as bailarinas que tem a coxa um pouco mais grossa, passamos, é ter dificuldade em fechar na quinta posição. Já quis emagrecer muito pra tentar fazer isso direito e meus pés fecharem certinhos, mas vi que, mesmo se eu emagrecer, minhas pernas vão sempre ser um pouco mais gordinhas, eu sou do tipo que engorda da cintura pra baixo, quando eu emagreço a parte de cima fica mais magra ainda, e não muda muita coisa nas pernas. Isso quer dizer que eu nunca vou ter pernas fininhas, e isso não é um problema, o peso não mede sua excelência como bailarina.
  Claro que se você estiver acima do peso e isso fizer mal pra sua saúde, pode e deve procurar perder peso mas de forma saudável, sem fazer longas horas de jejum, mas comendo de 3 em 3 horas e de preferência com o acompanhamento de uma nutricionista. 
  Se você come de forma saudável e mesmo assim se sente gordinha comparada a outras bailarinas, eu digo que não se preocupe com isso, o tipo físico é só um detalhe quando se tem paixão. 

  Se você se identificou com o texto ou quer acrescentar alguma coisa ou compartilhar sua experiência, deixe nos comentários.
Obrigada e até semana que vem 

sábado, 15 de agosto de 2015

Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

Heeeey bailarinas e bailarinos, tudo bem ?!



   Gente vim aqui hoje com uma notícia meeeega importante pra quem já sonhou em ser dessa escola tão conhecida, prestigiada e reconhecida. Então lá vai: A INSCRIÇÃO DO BOLSHOI BRASIL ESTÁ ABERTA !!!! 
   Para quem não sabe, todos os anos o bolshoi faz uma audição para quem deseja entrar na sua escola. As inscrições para a pré-indicação começaram desde o mês de julho o da ocidental(Goiás) acaba agora dia 19 de agosto e a Taboão da Serra/SP vai até o dia 25 de agosto. O candidato deve ter nascido entre os anos de 1998 a 2006.
   Para mais informações acessem o site do Bolshoi Brasil
Beijos no coração         
Su F.                  



domingo, 9 de agosto de 2015

Foto da Semana

Heeey bailarinos(as), 
      Estou aqui hoje com a nossa primeira foto do nosso projeto de fotografia e quem enviou ela foi a nossa leitora Giovanna, 15 anos. Ela mora em Araçatuba, interior de São Paulo e faz ballet a 9 anos. 



      Vocês estão vendo esse ecarté negativo dela galera ?! Arrasou Gi. Obrigada <3 Beeijos 
Su. F.         

Colo de pé










Olá amantes do ballet, como vão ?
Hoje queria falar um pouco de um assunto que muitas meninas tem dúvidas : O colo de pé.
Resumidamente o colo de pé é essa parte entre os dedos do meio do pé, que em algumas pessoas é mais trabalhado, o que possibilita uma meia ponta altíssima. Eu sou dessas pessoas que nasceu com um bom colo de pé, mas isso não significa que não precise trabalha-lo. 
Para quem quer ter um colo de pé digno da Zakharova, aí vão algumas dicas :

  • Forçando para baixo. 

       Com a ajuda de um amigo, estique a perna e peça para alguém forçar seu pé para baixo.


  • Bola de cachorro

Sabe aquelas bolinhas que você brinca com seu cachorro? Então, ela pode te ajudar e muito. coloque-a no chão e vá tentando levanta-la pegando-a com os dedos, faça isso sempre, é um ótimo exercício.
Esse tipo de bola também é vendida com lojas de fisioterapia.

  • Meia ponta

 Várias vezes por dia, tente ficar na meia ponta, faça exercícios de elevé, isso certamente te ajudará muito.

  • Chão


Force a ponta dos pés, apoiando a parte superior dos dedos no chão, faça isso com um pé de cada vez, caso contrário poderá se machucar.

  • Envolvendo o pé


Envolva seu pé em algo redondo, pode ser uma lata, uma embalagem redonda, qualquer coisa, e vá forçando ao máximo para esticar ao redor disso. Depois de um tempo, levante pé e tente manter a posição. 

  • Faixa elástica


Essa já é uma famosa conhecida das bailarinas, caso seu pé seja forte, dobre a faixa elástica em duas para fazer isso.
 Pegue a faixa elástica passe-a por cima dos dedos dos pés, e cruze-a atrás do pé, e estique a perna.
Essa faixa também é vendida em lojas de fisioterapia. 

Espero que tenham gostado, qualquer dúvida é só comentar. Até próxima semana, beijoss.



quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Nunca é tarde quando se tem vontade










  Oi gente, como vocês andam ? 
  Bom, há muito tempo eu não posto aqui, mas queria voltar dando esse recado : Nunca é tarde pra quem tem vontade de dançar. 
   Há 7 meses atrás eu voltei a fazer aulas de ballet, eu fazia quando tinha uns 7 e 8 anos, voltei com 10 e 11 e agora voltei( por definitivo) com 16 anos. Na última vez que eu parei ia começar a dançar na sapatilha de ponta, me lembro que fui comprá-la no dia do meu aniversário de 11 anos, mas daí mudei de escola, e eu fazia o ballet na escola, tinha muita coisa pra estudar e eu não voltei a fazer, minha mãe nunca foi do tipo que queria que sua filha fosse uma bela bailarina. Eu sempre tive liberdade para decidir isso, e acabei optando por não voltar. Acho que naquela época eu não tinha tanta paixão, e minhas professoras não me motivavam muito, nunca me elogiavam, só criticavam.
 Em 2014 mudei de  estado e em junho minha sala estava fazendo uma coreografia pra um evento, então eu optei por não dançar, mas uma menina que dançava, tinha que abrir espacate na coreografia, e eu fui tentar imitar e consegui abrir. A partir daí vi que tinha mais flexibilidade que muita gente, e voltei a me lembrar dos anos de ballet, e em agosto, decidi que iria voltar.
   Em janeiro desse ano eu voltei às aulas, escolhi uma academia super premiada, e minha professora é um amor, ainda to na turma de ballet adulto mas acredito que daqui a algum tempo eu consigo ingressar na turma da minha idade. 
   Agora definitivamente eu tenho muito motivação, tanto minha, dos meus amigos e dos professores. Logo no primeiro dia já fui elogiada e descobri pela minha professora que tenho o pé que toda bailarina quer ter. E isso é um dos motivos pra eu continuar, e nunca parar. Sem dúvidas eu evolui em muitos aspectos desde fevereiro, mas ainda tenho muito a melhorar.
  Não importa sua idade, se você ja fez ou não ballet na vida, se você tem vontade, nunca é tarde. Sempre vai ter algo de bom que você pode oferecer.
  Nunca Desista!


beijos, fiquem com Deus


Fotografia

      Heeeeey bailarinos(as), como cês estão ?!


       Então gente, voltei aqui hoje com uma proposta bem interessante para vocês. Eu estava a procura de algum conteúdo diferente para postar aqui no blog, algo que fosse inovador, mas que não fugisse da nosso universo da dança. Foi então que encontrei um projeto de fotografia e resolvi me inspirar nele. 
      Então no projeto eles propõem que você tire uma selfie com batons diferentes cada dia. E eu venho propor pra vocês que tirem fotos semanalmente e quem quiser diariamente com passos diferentes (arabesque, penchée, attitude, passé, espacate e etc). Se vocês toparem a ideia posto as fotos que me mandarem aqui. Espero que gostem e colaborem com o projeto. Aaah já ia me esquecendo me enviem as fotos pelo nosso twitter ou pelo email(é só entrar em contato pela lateral de nossa interface). 

Beeeeeijos no coração     
Até mais                 
S.F                     

terça-feira, 28 de julho de 2015

Piruetas da Vida

Oi oi genteeeee,


         O blog está de volta, e pelo jeito ele volta com tudo !!! Eu e a Fati estamos com muitas novidades e com muitas ideias para serem aplicadas. Espero que vocês nos ajudem e curtam este retorno!!
           Então, como vocês já perceberam pelo título do post o assunto hoje é piruetas e como as nossas vidas são giros sem fim hein ?! Neste tempo que fiquei afastada daqui aconteceram diversas coisas em minha vida, umas muito desejadas e outras nem tanto. Como havia comentado com vocês no final do ano passado, estou fazendo aulas de ponta e entrei para o corpo de baile da escola de dança onde estou, já participamos de diversas competições e fomos premiadas em todas (Graças a Deus). Infelizmente coisas indesejadas aconteceram dentro desse mesmo lugar, mas espero que isso não interfira em meus sonhos.
           Enfim, não é esse o nosso foco hoje e sim as amadas piruetas. Quem não sonha em dar diversas delas hein ?! Eu mesma sou uma pessoa que luto para conseguir dar uma limpa. E vim aqui para dar algumas dicas que eu sigo na hora de executar esse passo:


  1. Em qualquer giro que você for executar  o mais importante dentre todas coisas é marcar a cabeça, se você marca a cabeça mesmo que não termine o giro com perfeição será um giro mais limpo do que um que você fez sem marcar.
  2. A distância dos pés, se for fazer uma pirueta de quarta a distâncias dos pés será fundamental, quanto maior a distância, melhor será.
  3. O plié é impulso para tudo, então não se esqueça dele também em sua pirueta
  4. Sempre fiz a pirueta com os braços arredondados, mas após fazer uma pesquisa sobre isso, vi que o melhor é esticar os braços
       Bom acho que é isso, lembre-se que a para fazer uma pirueta limpa não é questão de treino e sim de eixo, se você tem um belo balance(equilíbrio), com o tempo terá um bela pirueta !!! 

Beijãaaao 
 S.F      

Recomeço

                


                Ano passado fiz esse blog e passei poucos meses escrevendo nele, vez e outra me batia um desânimo, acabei parando completamente, primeiro porque não via o interesse das pessoas por este, depois por conta de tempo, minha vida anda bem corrida e não estou tendo tempo para nada. Outra coisa que me fez desistir, foi o fato de não querer me identificar ao contrário do que todo mundo quer quando faz um blog, eu não quero ficar conhecida ou algo do tipo, apenas quero escrever sobre o que gosto. Hoje, quando acessei o computador, minha intenção era estudar (vish), mas encontrei um blog de uma menina onde em um dos posts ela afirmava que não queria que o blog refletisse algo que ela não é, e foi aí que a vontade de escrever novamente apareceu.

                A verdade é que gosto de escrever e compartilhar aqui, sem que ninguém saiba quem eu sou sabe?! (sem julgamentos e PREconceitos). Agora, acredito que irei fazer algumas alterações aqui, e continuar postando. Quem acha uma boa ?!  
 Beijos :*    
S. F.       

sábado, 21 de março de 2015

O tal do pliê

           "Plié" significa dobrar, um dos movimentos mais famosos do ballet, parece simples, mas nem tanto.
          O plié sempre é executado antes de um salto, é um movimento importantíssimo, e possui vários tipos:


  • Demi-Plié

     Demi significa METADE. É usado em alguns passos de ballet quando nos referimos a uma versão meor de um mesmo passo. Logo, um demi plié é metade de um Grand Plié.
No demi, dobramos os joelhos até um pouco abaixo dos quadris, mantendo o en dehors nas articulações, permitindo que as coxas e joelhos estejam diretamente acima da mesma linha que os dedos. A intenção nesse  é manter os calcanhares no chão o maior tempo possível.


  • Grand-plié

      Este, como o nome ja diz é grande. Uma flexão de joelhos mais profunda. Neste caso, o calcanhar pode sair, levemente, do chão. Mas não pode subir no máximo da sua meia ponta.
No grand plié na segunda posição, o calcanhar fica no chão, igual no demi. 

Importante Lembrar que:

  • Manter as pernas viradas em en dehors.
  • Descer e subir de maneira suave.
  •  De vez em quando tire as mão das barras para verificar se está equilibrada. Muitas vezes, mesmo com os dois pés no chão, eles não estão posicionados corretamente o que fará você se desequilibrar.
  • Coxas, joelhos paralelos aos pés. Nunca virar mais os pés do que as pernas.
  • A barra é apenas apoio, então não coloque sua força nela e não se pendure.
  •  A boa postura também é essencial para os pliés.
  • O quadril deve ficar para dentro, encaixado. Cuidado para não empinar o bumbum.
  • Os pés devem pressionar o chão
  • Todos os dedos devem estar no chão, cuidado para não deixar o tornozelo cair para dentro, derrubando o arco do seu pé e consequentemente o seus joelhos.
  •  Cuidado para não sentar na perna de trás quando fizer o grand plié na quarta posição ;)

A arte do equilíbrio





O equilíbrio é realmente uma arte a qual bailarinas parecem saber qual segredo para domina-lo, afinal, qual segredo é este ?
Para chegarmos ao equilíbrio precisamos responder algumas perguntas:
  • Onde há mais pressão e peso ?
  • Quais sao os pesos ?
  • Como pode afetar o resto do corpo?



O recomendado é distribuir o peso carregado pelo corpo todo. Para conseguir tal equilíbrio, alguns exercícios podem auxiliar e muito nessa busca.
  1. Descalço, suba lentamente para as bolas dos pés, pressionando os dedos para baixo no chão. Concentrar-se no centro do peso do corpo entre o calcanhar e o dedo grande do pé. Tente puxar para cima e para fora das articulações, mas mantenha os joelhos relaxados. Abaixe o calcanhar lentamente e repita.
  2.  Fique em um pé sobre uma superfície dura, sem travar os joelhos. Dividir o peso do corpo igualmente entre o calcanhar e a bola do pé. Fique nessa posição por um minuto, em seguida, mude para o outro pé.
  3. Treino de equilíbrio para piroueta: Fique sobre um pé com o peso do corpo dividida entre o calcanhar e a bola do pé. Pegue o calcanhar e, lentamente, vire à esquerda (cerca de um giro de 90 graus) sobre a bola do pé, então pare e abaixe o calcanhar. Repita algumas vezes, em seguida, mude o pé. Uma vez que você estiver confortável com curvas pequenas, tente voltas inteiras.

Deixe nos comentários suas dúvidas ou sugestões,
bjsss fati


sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Ballet Clássico, Contemporâneo & Moderno

  Eai bailarinos, quanto tempo. Como vocês estão ?! 

  Bem gente, hoje vamos tratar de um assunto bem polêmico entre os bailarinos. Aposto que você já parou pra se perguntar "Qual a diferença entre o ballet clássico e o contemporâneo ?!" E vim aqui pra lhe responder isso, mas antes vamos relacionar um pouco com o ballet moderno também. Vamos lá:

  Ballet Clássico - Como vocês já devem saber (se não sabem cliquem aqui), o ballet surgiu na França e na Itália em apresentações públicas nos séculos XV, XVI e XVII. Com o tempo, o ballet na Itália e também na Rússia foi se aperfeiçoando e tentavam sempre superar as dificuldades em suas técnicas.
  Na hora das apresentações, eles também se preocupavam em encaixar uma porção de passos, sequências complicadas, giros e movimentos. E tudo era feito e encaixado para contar uma histórias. O vestuário também é peça fundamental no ballet clássico, pois com os tutus pratos ou saias de tule é possível ver nitidamente as pernas da bailarina e avaliar a perfeição de cada passo. 


  Ballet Moderno - Preserva o uso das pontas, porém dá mais liberdade ao movimento. Não é contada uma história e em apresentações as roupas costumam ser collants e malhas, como são nas aulas.
 Ballet Contemporâneo - O contemporâneo é considerado uma dança pós-moderna, pois tem características bastante comuns como a liberdade dos passos e a ruptura com a rigidez clássica. Nesta dança, os bailarinos procuram retratar a sociedade contemporânea passando sensações do mundo urbano (rápido e agitado). 


  Captaram a diferença ?! Espero ter ajudado. E você o que acha de cada dança ?! Comente também, fizemos uma hashtag no twitter (#ClassicoXContemporâneo) para que você possa expressar sua opinião. 

Beijos ♥
S.F.     

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

7 Passos para abrir espacate

                       Olá gente, como vocês estão ? Dançando muito ? Bom, hoje vim tirar algumas dúvidas de pessoas (como eu) que sonham em abrir um espacate perfeito.




                       Aqui são alguns passos pra nós conseguirmos isso:


  1. primeiro, aqueça-se antes de fazer qualquer movimento! É imprescindível que os músculos estejam aquecidos, então faça uma corrida leve, ande por alguns minutinhos, pule corda(até sem corda ta vendo hein rs). Isso garantirá que seus músculos estejam preparados para qualquer tipo de alongamento que exija mais de você.
  2. Sente-se no chão com suas duas pernas esticadas, e tente pôr suas mãos nos dedos dos pés, sem dobrar os joelhos, sempre mantendo a coluna reta. Se estiver muito difícil, faça só com uma perna e depois com a outra.
  3. Sente-se formando um angulo reto, e tente novamente alcançar a ponta dos pés sem dobrado joelho.
  4. Ainda na posição de um angulo reto, inclino-se para frente, e fique assim por no mínimo 30 segundos.
  5. Agora, a famosa "borboleta", sente-se com a coluna reta, com os joelhos dobrados e as solas dos pés juntas. e puxe os calcanhares em direção à virilha e empurre os joelhos em direção ao chão. E faça isso durante alguns minutos. Se quiser ir mais além, pode tentar encostar a cabeça nos pés.
  6. Esse é o mais fácil, deite de costas no chão e deixe suas pernas apoiadas na parede,seu bumbum deve estar próximo da parede. E agora, abra suas pernas e deixe que a força gravitacional as empurre para baixo.
  7. Por último, tente fazer o espacate e mantenha-se na posição até onde conseguir por aproximadamente 40 segundos.


           Então gente, é isso. treinem sempre que puderem, que conseguirão alcançar o objetivo. Eu estou quase lá do de lado, ainda não consigo na frente. Deixe nos comentários sua experiência, ou algo que queria perguntar ou dividir com a gente. 


beijooosss

                                                                                                                                                     Fátima

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Ballet de Repertório

  Olá bailarinos e bailarinas,


  Aqui estou eu novamente, mas agora com um assunto bem interessante. 
  Sei que todos já ouviram falar do ballet de repertório, mas vocês sabem o quê é ?! É exatamente isso que iremos abordar agora.
Repertório: "1. Coleção, conjunto. 2. O conjunto das obras teatrais ou musicais dum autor, escola, época ou das obras duma companhia teatral, orquestra, etc."
  Do significado que o aurélio nos dá, concluímos que, ballet de repertório é o ballet clássico dançado à partir de um roteiro. Que tem um conjunto de passos montados que não devem ser alterados e sim, adaptados. 
  O ballet de repertório começou a ser montado e encenado no século XIX e até hoje é apresentado em todo o mundo por diferentes companhias. 
  Um espetáculo de ballet de repertório é composto por diferentes coreografias que juntas constroem a narrativa. Os elementos como o cenário, o figurino e as músicas dão suporte e força ao enredo. 
 Os mais famosos são: O Quebra Nozes, A Bela Adormecida, Coppélia, Dom Quixote, Giselle, Paquita, entre outros. 
  Bem acho que é isso, qualquer dúvida comentem, fale também qual o seu repertório predileto. 
Beijão ♥  
S.F.      


De volta a realidade

  Boa tardes bailarinos(as),


  Hoje eu vim pedir mais que desculpas para vocês. Desapareci durante bastante tempo, mas eu tenho um motivo rs. Eu viajei e passei 15 dias fora, pela falta de tempo acabei nem avisando vocês. Enfim, foi tudo muito bom, muito bem, mas temos que voltar a realidade certo ?! :). Vou continuar escrevendo aqui no blog ao longo do ano. Ainda estou de férias então estou bastante livre para sugestões de postagens, se quiserem me envie sua história com a dança ou por email ou até mesmo pelo twitter, se quiser ser autor do blog também estou aceitando ajuda rsrsrs. Enfim, sintam-se a vontade para falar comigo. 
  Beijos ♥  
S.F.      


terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Ballet para Todos !!

  Oi queridos bailarinos(as),

  "Como jornalista, Christine White trabalhou em grandes veículos de comunicação, no Brasil e nos Estados Unidos, até decidir, aos 50 anos, realizar um sonho antigo: tornar-se uma bailarina."
  Muitas pessoas acham que para participar do universo da dança é necessário ter um perfil ideal (ser magro, ser novo, ser mulher...) e o meu intuito é mostrar exatamente o contrário.
  Uma vez uma leitora aqui do blog me perguntou se a idade dela influenciaria caso ela voltasse para o ballet, eu lhe respondi contando um pouco da minha história. A verdade é que eu acho que a idade influencia sim, quando a pessoa quer ser um profissional. Porém temos que ter um olhar extenso, para enxergar além da nossa realidade. Aí vocês me perguntam: como assim?! Devemos ver as possibilidades que tem ao nosso redor. Talvez, não consigamos ser uma bailarina(o) do bolshoi ou sei lá o que, mas podemos ser bailarinas(os). O importante é você se sentir realizado consigo mesmo. 
  Essa da foto é um dos exemplos de bailarinas da terceira idade e sua história é inspiradora. Ela começou o ballet em 2012 com seus 50 anos e hoje ela tem a oportunidade de subir na ponta e enxergar as dificuldades que ela passou para chegar até aqui. 

 

  Uma verdadeira inspiração né ?! Encontre um pouco mais da sua história no Blog da Ana Botafogo.

Beijos ♥  
S.F.      


segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Sapatilha de Ponta

  Oi queridos bailarinos(as), vocês estão bem ?! 

Foto de Thalyta

  Bem gente, hoje o post é dedicado principalmente as pessoas que estão iniciando na sapatilha de ponta. Uma vez me perguntaram a diferença de cada box das pontas e andei pesquisando sobre isso para ter uma resposta clara. Felizmente, achei um vídeo incrível, que vai ajudar vocês na hora de escolher a sapatilha ideal. Deem uma olhada:



  Eai o que acharam ?! Espero que tenha ajudado vocês. Se tiverem mais alguma dúvida, coloque nos comentário, estarei dando o meu máximo para responder.
Beijos ♥  
S.F.     






domingo, 4 de janeiro de 2015

Benefícios da Dança

  Bom dia bailarinos(as),
  

  O assunto hoje é para os interessados em começar a dançar, porém ainda estão em dúvida. Então ai vão alguns motivos para você decidir que a dança é a melhor alternativa.
 É comprovado cientificamente que quando uma pessoa dança seu cérebro libera serotonina, uma substância que traz a sensação de alívio que melhora o humor e também o sono. A dança ajuda a aliviar o stress e também  a depressão. Para a pessoa que é tímida, vai ajudar a se relacionar com as pessoas. 
  Além de ajudar muito como terapia, a dança também traz benefícios para o corpo. Pois, dependendo de quantas vezes que você fizer aula na semana, está atividade pode substituir exercícios como acadêmia de musculação e caminhada. Porém é importante lembrar que o principal objetivo da dança não é criar corpo e nem emagrecer (se sua vontade for essa, pense bem antes, talvez compense mais fazer outro esporte).
  Bem gente, acho que é isso, sei que tem vários outros benefícios e inclusive se vocês quiserem podem citar mais alguns nos comentários. Espero que você que estava em dúvida tenha decidido que dançar é o melhor remédio, mas não esqueçam: tudo em excesso faz mal.

"Quem dança é mais feliz"
Beijos no coração ♥  
S.F.